Atividades Proinfo

Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizados em uma instituição de ensino”.
“Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino para todas as suas escolas”.
O currículo reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos alunos. Neste aspecto penso que possa incluir os projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvantes na formação do aluno, com observância do currículo como sendo algo passível de ser adaptado e não imposto.
"Currículo é a experiência, conhecimentos e saberes que se espera fazer aprender na escola de acordo com o que se julgam relevante e necessário na sociedade num dado tempo e contexto. Entende-se também que currículo é também uma questão de identidade. Podendo-se considerar currículo como seleção de conhecimentos."
Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular.

ATIVIDADE 4-3 SILVIO P. Na primeira parte do texto Silvio Pereira da Costa, ele mostra a importância da utilização das mídias nas escolas e de se refletir na maneira como essas mídias estão sendo no mundo, e que são usadas no espaço extra- escolar por alunos e professores, deveria ser do interesse da escola usá–las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como as usamos.   
Entretanto apesar da existência dessa tecnologia, sua utilização precisa ser melhor aproveitada, para que professores e alunos possam realmente utilizarem construtivamente as tecnologias e não utilizarem somente informações .
Por isso, é necessário planejar e analisar o uso das mídias nas escolas, porque ela é um lugar que privilegia a construção da identidade, independente de classes sociais. 
Ao ler os produtos da mídia também precisamos de uma leitura dos textos sonoros ou escritos, visuais. Entretanto uma grande parte dos professores parece que não possui formação suficiente ou adequada para promover ou estimular o uso crítico e criativo das tecnologias.
PORTANTO NOS PROFESSORES TEMOS QUE CADA  VEZ MAIS NOS CAPACITAR  E RENOVAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS PARA  QUE POSSAMOS  MEDIAR OS NOSSOS ALUNOS NAS REALIZAÇÕES DE TRABALHOS E PESQUISAS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário