Plano de Aula




“A magia das histórias infantis"



ESCOLA: Escola Municipal Drº Linneu Madureira Novaes
PROFESSORA: Regina Rodrigues
TURMA: 3º Ano A  
                                                                                                                                           
Áreas do conhecimento:
Portugues     
Artes

Objetivos Gerais:
Ampliar os conhecimentos sobre as histórias infantis.
Desenvolver a capacidade de ler e escrever corretamente.
Desenvolver a coordenação motora.

Objetivos Específicos:
Conhecer as diversas histórias infantis.
 Perceber a mensagem que a história quer transmitir.
Desenvolver a coordenação motora.
Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, etc.
Enriquecer o vocabulário.
Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais.
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
Criar atitudes desejáveis.

Recursos:
         Computador
         Internet
         Papel bobina
         Papel chaméx
         Lápis de cor

Metodologia:
            Conversação didática, pesquisa em links, leitura das histórias e desenho, trabalho independente e exposição das atividades em cartaz na sala de aula.


Desenvolvimento:
            Iniciar a aula, levando os alunos na sala de informática para que os alunos em duplas procurem nos links histórias infantis.
            Pedir para os alunos fazer a leitura da história que mais lhe chamar a atenção.
            Copiar o nome da história e ilustrá-la.
            Fazer um cartaz para expor os desenhos sobre as histórias.


Avaliação:
            Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas no decorrer do plano de aula.



PLANO DE AULA

Planejando com hipertexto
 1- IDENTIFICAÇÃO
 1.1- PROFESSORA: Regina Rodrigues
 1.2- ESTABELECIMENTO: Escola Municipal Drº Linneu Madureira de Novaes
 1.3- MUNICÍPIO: Castro
 1.4- E-MAIL: rodriguesregininha@hotmail.com
 1.5- DISCIPLINA: Língua Portuguesa
 1.6- CONTEÚDO: Poema usando hipertexto
 1.7- SÉRIE: 3º ano do Ensino Fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e interpretar o sentido geral do texto.
 4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 · Interpretar o poema, considerando as possíveis interpretações da palavra “pedra” no contexto;
 · Pesquisar na internet através dos links oferecidos no poema;
 · Relacionar o sentido do texto lido às imagens apresentadas no vídeo;
 ·Construir um painel sintetizando o conteúdo trabalhado.
 5 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:

Carlos Drummond de Andrade :
 MEIO DO CAMINHO

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
 tinha uma pedra
 no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
 na vida de minhas retinas tão fatigadas.
 Nunca me esquecerei que no meio do caminho
 tinha uma pedra
 tinha uma pedra no meio do caminho
 no meio do caminho tinha uma pedra.
in Carlos Drummond de Andrade, 60 Anos de Poesia, Antologia organizada e apresentada por Arnaldo Saraiva, Edições «O Jornal», Março de 1985
-Leitura oral do poema.
 -Interpretação oral
 -Apresentação das palavras linkadas
 -Estudo das palavras
 -Apresentação do vídeo sobre a metamorfose da borboleta
 -Montar um painel sobre o poema.
VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=knhRWYenfHg&feature=related
 6 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
 · - Computador;
 · - Internet;
 · - Data Show;
 · - Lousa.
 · - Material do aluno: caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido, cola,papel, etc.
 7 – AVALIAÇÃO:
 Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações de aprendizagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário