“A magia das histórias infantis"
ESCOLA: Escola Municipal Drº Linneu Madureira
Novaes
PROFESSORA: Regina Rodrigues
Áreas do conhecimento:
Portugues
Artes
Objetivos
Gerais:
Ampliar os
conhecimentos sobre as histórias infantis.
Desenvolver
a capacidade de ler e escrever corretamente.
Desenvolver
a coordenação motora.
Conhecer as
diversas histórias infantis.
Perceber a mensagem que a história quer transmitir.
Perceber a mensagem que a história quer transmitir.
Desenvolver
a coordenação motora.
Oportunizar
a criatividade, imaginação, humor, etc.
Enriquecer
o vocabulário.
Intervir,
posicionar, julgar e modificar subvenções sociais.
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio.
Criar atitudes
desejáveis.
Recursos:
Recursos:
Computador
Internet
Papel bobina
Papel
chaméx
Lápis de
cor
Metodologia:
Conversação
didática, pesquisa em links, leitura das histórias e desenho, trabalho
independente e exposição das atividades em cartaz na sala de aula.
Desenvolvimento:
Iniciar a aula, levando os alunos na sala de informática para que os alunos em duplas procurem nos links histórias infantis.
Iniciar a aula, levando os alunos na sala de informática para que os alunos em duplas procurem nos links histórias infantis.
Pedir
para os alunos fazer a leitura da história que mais lhe chamar a atenção.
Copiar
o nome da história e ilustrá-la.
Fazer
um cartaz para expor os desenhos sobre as histórias.
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados de acordo com a sua participação nas atividades
desenvolvidas no decorrer do plano de aula.
PLANO DE AULA
Planejando com
hipertexto
1- IDENTIFICAÇÃO
1.1- PROFESSORA:
Regina Rodrigues
1.2- ESTABELECIMENTO:
Escola Municipal Drº Linneu Madureira de Novaes
1.3- MUNICÍPIO: Castro
1.4- E-MAIL: rodriguesregininha@hotmail.com
1.5- DISCIPLINA:
Língua Portuguesa
1.6- CONTEÚDO: Poema
usando hipertexto
1.7- SÉRIE: 3º ano do
Ensino Fundamental
2- TEMA: ANALISANDO POEMA USANDO HIPERTEXTO
3- OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a ler, compreender e
interpretar o sentido geral do texto.
4- OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Interpretar o
poema, considerando as possíveis interpretações da palavra “pedra” no contexto;
· Pesquisar na
internet através dos links oferecidos no poema;
· Relacionar o
sentido do texto lido às imagens apresentadas no vídeo;
·Construir um painel
sintetizando o conteúdo trabalhado.
5 – DESENVOLVIMENTO E
ATIVIDADES:
Carlos Drummond de
Andrade :
MEIO DO CAMINHO
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no
meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha
uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei
que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no
meio do caminho
no meio do caminho
tinha uma pedra.
in Carlos Drummond de
Andrade, 60 Anos de Poesia, Antologia organizada e apresentada por Arnaldo
Saraiva, Edições «O Jornal», Março de 1985
-Leitura oral do poema.
-Interpretação oral
-Apresentação das
palavras linkadas
-Estudo das palavras
-Apresentação do
vídeo sobre a metamorfose da borboleta
-Montar um painel
sobre o poema.
VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=knhRWYenfHg&feature=related
6 - RECURSOS
METODOLÓGICOS:
· - Computador;
· - Internet;
· - Data Show;
· - Lousa.
· - Material do aluno:
caderno, lápis,borracha , lápis de cor, giz de cera, papel colorido,
cola,papel, etc.
7 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão
avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando os erros e as situações
de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário